17 setembro 2006

Mandrágora

Mandrágora No segundo dia da Festa do Avante, às 15:00 no palco 1º de Maio, actuaram os Mandrágora e eu não consegui chegar à Atalaia a horas de estar presente. Fiquei lixado, porque era um dos espectáculos que mais queria ver este ano na Festa.

Admito que até ontem conhecia muito pouco do grupo, apenas por referências cruzadas aqui e ali na internet. Mas tinha ouvido um ou outro tema de passangem e pareceu-me interessante. E nada melhor que uma audição ao vivo para "sentir" a musica. Paciência, ficou para outra vez.

Para compensar, hoje comprei o album e após a primeira audição, estou completamente rendido aos Mandrágora. Que sonoridade! Sem excepção, todas as 14 musicas que compõem o album são de grande nível. É fantástico ver que em Portugal se produz musica de excelente, que é depois posta de lado pelas radios. Por mim, este é um grupo que vou seguir de perto. E há tantos outros ainda para descobrir.

Mas o que mais me surpreendeu (pela positiva) foi algo que o album não tem. Antes de adquirir um album, faço questão de saber quem é a editora. Era muito triste que fosse mais um grupo que vendeu a alma à Sony, como é caso dos Gaiteiros de Lisboa. Mas não, o album foi editado pela Zounds, que parece ser bem independente. Melhor ainda: não encontrei uma unica menção à reserva dos direitos de autor, nem um único simbolo de copyright (os direitos de autor são direitos, semear "©s" é redundante), quer na capa, quer no CD. Só isso valeu dinheiro que paguei. Melhor, só se tivesse encontrado uma licença Creative Commons.

Sem comentários: