16 setembro 2006

Flickr

Menina com chapéu de chuva Conheci o Flickr há uns quatro anos, ainda antes do serviço ter sido comprado pela Yahoo!. Nessa altura não tinha um digitalizador de negativos nem máquina digital, pelo que a conta então que lá criei acabou por cair no esquecimento. Agora que tenho novamente uma máquina decente, está na altura de voltar ao meu velho passatempo e começar a preencher o meu album.

Alguém disse que "uma cidade é um local onde estamos sós em conjunto" e acho que esse é um dos motivos que leva cada vez mais gente a procurar novos tipos de relacionamento on-line. O Flickr é mais um fenómeno social dos nossos tempos. Antigamente, juntavamos meticulosamente as fotos em albuns, para as mostrarmos a familiares e amigos. Hoje publicamos as nossas imagens para todo o mundo ver.

Talvez antes o mundo não estivesse tão perto, ou talvez os amigos e a família não estivessem tão longe. Hoje em dia, a distência é relativa e o tempo escasso...

Mas acima de tudo, o Flickr é um dos elementos da revolução cultural que está em curso. Por toda a internet surgem projectos de "cultura read-write", projectos onde os consumidores são também produtores. E reprodutores. Há ainda lugar para a televisão, radio, CDs e outros elementos da "cultura read-only", mas para a nova geração de consumidores, estar sentado num sofá sem interagir não é atractivo. Por isso escrevem suas ideias em blogs e publicam as suas fotos no Flickr.

Sem comentários: