03 janeiro 2008

Vodafone 3G no Ubuntu 7.10

Durante o Natal pediram-me ajuda para por a funcionar em Ubuntu um modem Vodofone 3G. O dispositivo está muito bem pensado, quando ligado a um sistema operativo Microsoft: é detectado como um CD-ROM e tem um autostart que corre o software de ligação. Simples e eficiente.

Uma rápida pesquisa na web encontrou o projecto Vodafone Mobile Connect Card driver for Linux (promovido pela Vodafone Spain) que disponibiliza o software de ligação para Linux, incluindo pacotes binários para Debian, Fedora e OpenSUSE. Aparentemente os investimentos que a Espanha faz em software livre estão a render frutos, motivando empresas privadas a melhorar o seu suporte de Linux.

Assim, usando a partição com XP no meu portátil, fiz download do .deb e com recurso a uma pen-drive copiei para o portátil com Ubuntu. Só que o Ubuntu tinha acabado de ser instalado de CD e o software da Vodafone depende de muita coisas que não vem no CD. Se houvesse uma ligação á internet, seria fácil mas como a única ligação que havia era o modem 3G...

A solução foi fazer download de todas as dependências e depois das dependências das dependências e assim por diante até estar tudo satisfeito. No final, este é todo o software necessário para por o modem 3G da Vodafone a funcionar num Ubuntu 7.10 "base":



Nota: Não me parece que sejam realmente necessários todos os pacotes de python-twisted-* mas como na altura o tempo era pouco não deu para investigar melhor. Além disso o Gutsy instala o Python2.5 pelo que a dependência do Python2.4 é capaz de ser ultrapassável. Quando tiver novamente acesso ao modem talvez dê para validar.

1 comentário:

eu disse...

boas, acabei de configurar a minha box agora e precisas realmente de todos

cumprimentos