13 janeiro 2008

Crise de identidade II

Como eu ia dizendo, necessitamos de uma forma prática para gerir logins seguros no crescente número de serviços disponibilizados pela World Wide Web. Felizmente, essa forma existe e dá pelo nome de OpenID.

Mas o que é OpenID? Qualquer coisa como isto:

"OpenID elimina a necessidade de manter vários nomes de utilizador em diferentes sítios da web, simplificado a sua experiência online.

É você quem escolhe o OpenID Provider que melhor se adapta às suas necessidades e, mais importante, aquele em que confia. Ao mesmo tempo, a sua OpenID pode manter-se consigo, mesmo quando mudar de Provider. E melhor que tudo, a tecnologia envolvida na OpenID é não proprietária e completamente livre"
Na prática, ao subscrever uma conta num provider de OpenID é-nos atribuido um URI do estilo "http://openid.provider.org/username" que podemos usar para fazer login em sítios que suportam OpenID. Ao fazer login somos temporariamente redireccionados para a página de login do provider, retornando ao sítio a que estávamos a ligar, depois de devidamente autenticados.

E como muitos serviços já suportam OpenID, é provável que até já tenha um URI. Se não tiver, é simples criar um, Por exemplo eu uso http://claimid.com/chromaticorb.

1 comentário:

Elora disse...

Serve também para o pessoal descobrir que tens um Blog. Beijinhos.