18 junho 2007

Bom dia Kubuntu.

Passados mais de 3 anos a usar SuSE como base do sistema operativo (desde o SuSE 9.31 até ao OpenSUSE 10.2), chegou a altura de mudar de distribuição. Os principais motivos para a mudança foram a curiosidade em explorar a fundo o Ubuntu e as péssimas decisões da Novell em relação à comunidade. Apesar de o OpenSUSE não estar, teoricamente, dependente da Novell, do ponto de vista pessoal acho importante que as políticas em relação à comunidade sejam claras, pelo que, como parte da comunidade prefiro gravitar em torno de projecto menos ambíguos.

Assim, depois do Mandrake, Red Hat, Gentoo e SuSE, chegou a vez de dar uma voltinha a sério pelo Ubunto, na vertente de KDE. Fiz a instalação ontem, e hoje estou pela primeira vez a sentar-me em frente do novo desktop.

Como era de esperar, não houve problemas na instalação num filesystem novo, se bem que tive de escolher a opção de particionar manualmente, porque o instalador insistia em usar a minha antiga partição de home como swap. Numa primeira ronda, apenas detectei duas coisas que estavam a funcionar no OpenSUSE e que (ainda) não estão operacionais no Kubunto: A hibernação e a placa de rede wireless (PCMCIA).

No caso da hibernação, também não funcionava out-of-the-box no OpenSUSE, pois a BIOS não reporta correctamente a versão, logo não encontra a entrada na lista de hardware suportado. Não deve ser difícil de por a funcionar, assim que descobrir como é que o Ubunto implementa a gestão de energia.

Já no caso da placa wireless, a coisa parece mais estranha. Apesar de estar a funcionar com o live CD, quando o sistema arrancou de disco não estava a funcionar, devido a um problema qualquer com um interrupt de PCI. Tive de activar o acpi=nopci no arranque do kernel para ela ser activada. No entanto, mesmo assim não estou a conseguir fazer a ligação ao meu access point. Parece-me que aqui vou ter que partir pedra...

Bom agora é só copiar as minhas velhas coisas do backup. Decidi deixar de usar o fileystem de home, que já vem dos tempos do Gentoo e já estava a precisar de uma limpeza.

Sem comentários: