05 março 2009

E quem não sabe, informa

Descrever a música de Emir Kusturica and The No Smoking Orchestra não é fácil para quem não a conhece.
Parece-me evidente. Quem afirma isto é Marta de Sousa, "jornalista" do OJE, que acrescenta apenas ter ouvido "um tema ou outro da sua banda, No Smoking Orchestra", não tendo ficado "muito curiosa pelo estilo musical". Claro que isto não a impediu de assinar um artigo sobre a música de Emir Kusturica and the No Smoking Orchestra no "jornal". Aparentemente, nos dias que correm, talvez motivado por estas coisas dos blogues, qualquer um se acha competente para falar sobre o que não conhece, mesmo quando admite que não conhece.

E como todo o bom jornalista, a Marta apontou o browser para o Youtube onde descobriu que "Os comentários são elogiosos, e muitos dos utilizadores perguntam quando toca a banda nos seus países". Depois foi só dar um salto à página da banda, para reunir meia duzia de citações, talvez uma passagem pela Wikipedia para uns dados biográficos e temos um artigo de duas páginas.

Se este jornalismo se limitasse a quem enche páginas de um jornalito de distribuição gratuita, não estavamos mal. Mas infelizmente esta (falta de) qualidade é a norma na generalidade da imprensa. E restante comunicação social.

Que tempos estes...

Sem comentários: