20 setembro 2008

Dia do Software Livre

Hoje, 20 de Setembro, comemora-se o Dia do Software Livre e eu aproveito a data para fazer um ponto de situação do meu dia a dia como utilizador de software livre.

Diariamente uso um portátil com Kubuntu para o meu trabalho onde utilizo frequentemento o Konsole para aceder a diversos sistemas através de OpenSSH. Para edição de texto, folhas de cálculo e apresentções uso o OpenOffice e para navegação na web, o Firefox. Quando preciso de aceder a servidores com MS Windows recorro ao Krdc e para uma ou duas aplicações internas recorro ao Wine.

O Kopete permite-me estar em contacto com amigos e familia, quer usem protocolos MSN, Jabber ou AIM. enquanto o Akregator vai-me mantendo a par do que se passa em diversos blogs e afins através de RSS.

Nos tempos livres, uso o KPhotoAlbum para organizar mais de 20,000 fotografias, recorrendo ao GIMP para trabalhos de edição, ao Hugin para criar panoramas e ao Qtpfsgui para trabalhar HDR. Tudo isto acompanhado pelo Amarok que vai tocando música da minha colecção de CDs digitalizada em formato Ogg Vorbis usando o K3B.

E não falei de muitas outras aplicações (Kpdf, Kaffeine, Inkscape, ...) e tecnologias (d-bus, xorg, kwin, ...) que me permitem usar o computador sem recorrer a software proprientário e me fazem desejar a todos um feliz dia do Software Livre!

Sem comentários: